CARTA AO SECRETÁRIO


Exmo.Sr. Secretário de Cultura, Wanderley Peres.

Em uma das obras primas da literatura brasileira, “Grande Sertão: Veredas”, Guimarães Rosa dizia através de seu indefectível jagunço Riobaldo Tatarana que: “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.

E que palavra mais adequada nós poderíamos usar para caracterizar o momento em que vivemos, senão “travessia”? Vivemos tempos de aprofundamento de nossa democracia e qualificação de políticas públicas. Vivemos tempos de conferências, reuniões, processos participativos em diversas áreas, e na cultura não poderia ser diferente. Acreditamos viver o momento da mudança, e da travessia que levará essa cidade a um porto seguro, capitaneada pela Secretaria de Cultura em parceria com os artistas e trabalhadores da cultura de Teresópolis.

Portanto, Senhor Secretário, acreditamos, assim como Guimarães Rosa, que é hora do real se dispor para nós, os artistas de Teresópolis, e para todos aqueles que, assim como V.Sª., amam e trabalham pelas artes e pela cultura dessa cidade.

Mas que “real” é esse de que falamos?

Como o mundo da arte é um mundo por vezes paradoxal, o “real” nada mais é que o nosso sonho. O sonho de que podemos através da cultura transformar essa cidade e colocá-la no mapa cultural desse país.

Não temos dúvidas, Senhor Secretário, que esse também é o seu “real”, e enquanto sociedade organizada na área de cultura, estamos nos disponibilizando para que, em parceria com a Secretaria de Cultura, possamos inaugurar um novo tempo de conquistas e realizações, onde o poder público e a sociedade civil, juntos, como representantes do bem comum, possam conduzir da melhor forma a travessia de que falamos.

A Cultura se organiza.

Poucas vezes vimos acontecer em Teresópolis movimentos como os que hora presenciamos. O movimento “Nossa Teresópolis” veio mostrar, no decorrer de 2008, que a sociedade civil pode, e deve, se organizar na busca de maior equidade e equilíbrio no que diz respeito às diretrizes do poder público.

De modo semelhante, nós, artistas e demais trabalhadores da cultura de Teresópolis, nos organizamos para fornecer subsídios e trabalhar em conjunto com essa secretaria, que em seu primeiro pronunciamento, através de entrevista concedida por V.Sª. ao jornal “O Diário de Teresópolis”, enumerou algumas, dentre tantas outras questões fundamentais, pelas quais lutamos por tanto tempo, e muitas vezes debalde, quais sejam:

- "Queremos envolver a cidade num grande pacote cultural e para que isso aconteça os artistas locais serão os mais importantes mecanismos”

- "Disponibilizar o acervo de memória do Município ao público e promover outras iniciativas para que o Teresopolitano conheça melhor a sua história”

- "Incentivo à produção cultural dos artistas locais"

- "Apoio às políticas articuladoras da produção cultural e da realização de eventos e festivais artísticos"

- "Consolidar um modelo de Conselho Municipal de Cultura"

Depois de exaustivos debates com nossos pares, listamos alguns pontos que consideramos fundamentais para que a cultura possa por fim exercer em nossa cidade o papel estratégico da transformação que tanto sonhamos.

Vamos a eles:

1) Criação de uma comissão para que, em convênio com o Ministério da Cultura efetive a realização do "1º Fórum de Cultura de Teresópolis" objetivando a elaboração e execução de um Plano Municipal de Cultura.

2) Regularização, fortalecimento e democratização do Conselho Municipal de Cultura,

3) Apoiar e priorizar o projeto da "Lona Cultural" (já com recurso público/emenda de R$300.000,00 do deputado Antônio Carlos Biscaia, no Orçamento Geral da União - 2009),

4) Apoiar o projeto de lei que garantirá a destinação e investimento de no mínimo 1,5% do Orçamento do Município para a Cultura, de autoria do vereador Cláudio Mello, projeto que o prefeito Jorge Mário já se comprometeu apoiar.

5) Gestão transparente e participativa,

Por fim, Senhor Secretário, nós, artistas e integrantes da cadeia produtiva da cultura, vimos por meio deste termo de compromisso, expor as nossas aspirações, e principalmente, pleitear vossa adesão para que nos tornemos parceiros numa gestão co-participativa. Além disso, gostaríamos de externar com satisfação a intenção de colocarmo-nos, desde já, à vossa disposição com o intuito de trabalharmos para a realização de novas práticas políticas, durante o Governo Jorge Mário, para a pasta da Cultura em nosso município.

Certos de que essa parceria poderá mudar o panorama artístico e sócio-cultural de nossa cidade e convictos de que essa travessia se dará firme e solidária e que se fará histórica na lembrança das futuras gerações, nós da classe Artística e Cultural abaixo-assinados, representando parte dos diversos segmentos da classe, nos despedimos agradecidos.

Atenciosamente,

Artistas e trabalhadores da cultura de Teresópolis.

Teresópolis, 19 de janeiro de 2009.